sábado, 8 de janeiro de 2011

GetDeb.net V2

Salve salve.

Bom, como é a idéia desse blog postar dicas e tutoriais referentes a coisas do dia-dia do profissional, estudante de tecnologia e entusiastas de Linux e Software Livre resolvi postar hoje uma dica que acabei me deparando por esses dias.
Esse dias estava eu de férias, entediado e resolvi jogar um pouco de Assault Cube, um FPS muito bacana pra Linux que eu já tinha instalado mas a tempos não jogava.
Pois bem, o AC é um game de tiro e possui um monte de servidores abertos na internet onde você pode se conectar e entrar no tiroteio sem qualquer restrição, mas qual foi a minha surpresa ao tentar me conectar e o AC não listou os servidores, achei estranho mas logo percebi o problema, minha versão do AC era antiga e somente a versão mais nova poderia se conectar aos servidores.
Ocorre que o Ubuntu, por questões de segurança e estabilidade, não disponibiliza a atualização de versões de software para a mesma versão do Ubuntu.
Vamos entender melhor.

Para o Ubuntu 10.04 LTS a versão do servidor de banco de dados Mysql é a 5.1, pois bem, a Canonical irá disponibilizar todas as atualizações para essa versão do Mysql, mas, se o mesmo mudar para a versão 6 por exemplo, a Canonical não disponibiliza nos repositórios da 10.04 a nova versão do Mysql, para evitar por exemplo problemas de compatibilidade com a versão anterior.

OK, para o caso do Mysql ou outro servidor qualquer isso é muito importante, pois imagine se você tiver um servidor de banco e ele se atualizar causando problemas de compatibilidade com os dados que você já possuía?! Isso realmente é coisa de M$...=)
Mas no caso específico dos games isso acaba virando uma coisa chata, pois não é só o AC que precisa estar atualizado para se conectar aos servidores, tive o mesmo problema com o clone do Worms, o Hedgewars.

Bom, para resolver esse problema encontrei pela internet um projeto chamado GetDeb.
Segundo o site oficial do projeto, "GetDeb é um projeto não oficial com a missão de prover as últimas atualizações e aplicativos novos para Ubuntu Linux de uma maneira fácil de instalar."
O GetDeb nada mais é que um repositório extra, com as atualizações de aplicativos para Ubuntu Linux e novos aplicativos sempre disponíveis.

Site GetDeb

Para desfrutar dos recursos do GetDeb basta baixar e instalar dois pacotes .deb disponíveis no próprio site, isso adicionará os repósitorios do GetDeb à sua lista de Canais de software, a partir daí você poderá instalar os programas disponíveis a partir da Central de Programas do Ubuntu.

Central de proramas do Ubuntu já com os repositórios GetDeb adicionados

O getdeb-repository.deb adiciona o repositório de softwares, e o playdeb.deb adiciona o repositório de games. Simplesmente show de bola!!!

A aba Games te leva para a home do projeto PlayDeb, onde se pode instalar o repositório dos jogos open source para o seu Ubuntu.

Segue o link para o site do projeto:
http://www.getdeb.net

É isso, GetDeb vai ajudae a ficar com seu Ubuntu sempre com os aplicativos mais novos.
Sucesso à todos.

RafaGregs



Para aqueles que utilizam Ubuntu Linux como eu e em algum momento se deparou com o seguinte problema.
Saiu uma nova versão de algum aplicativo, no meu caso foi o FPS Assault Cube, e os repositórios do seu Ubuntu somente têm a versão anterior
Este post é para os ubunteiros que acompanham meu blog e que ,as vezes não tem acesso à última versão do software desejado na Central de Programas do Ubuntu.

2 comentários:

  1. Dica fera Rafa!!

    Fera o blog tb!

    Abraço!

    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Bro Rafa: um chapa meu, dos EUA, postou o seguinte http://www.dedoimedo.com/computers/virtualbox-4.html , eu usava VMware e uso Oracle VB faz 1 ano. Me formei em Linux Red Hat em NY em 2002 e meu irmão morou um tempão em Paraguaçu. Gostaria de falar com vc sobre uso de servidor virtual. Prof. Jairo - Usuário Linux 409663

    ResponderExcluir